Os eSports crescem e desenvolvem-se cada vez mais, trazendo novas oportunidades de negócios e para o marketing de influência.
O Esporte Eletrônico ou eSports (sigla em inglês) vem se desenvolvendo e crescendo de maneira cada vez mais forte e organizada. O Brasil, por exemplo, já possui a terceira maior audiência dos eSports no mundo, perdendo para China e Estados Unidos.
Os eSports são as competições de jogos digitais. Os jogadores são considerados atletas profissionais de esportes, sendo assistidos por uma audiência que pode estar presente ou on-line em plataformas de streaming.
Cerca de 165 milhões de pessoas em todo o mundo acompanham partidas de esporte eletrônico com frequência. No Brasil, 64,3% do público tem o hábito de jogar os eSports, sendo que 29% assiste partidas por cerca de três horas por semana (Pesquisa Game Brasil 2021).
Existem vários tipos de games no esporte eletrônico. Jogos de futebol, como Fifa Series, de corrida, como iRacing, de cartas, o Battle Royalle, entre outros. As principais categorias são:
- Jogos de luta: Street Fighter, Super Smash Bros, Marvel vs. Capcom, Injustice.
- Jogos de tiro em primeira pessoa (FPS): Doom, Quake, Série Counter-Strike, Fortnite.
- Jogos de estratégia em tempo real (RTS): StarCraft: Brood War, Warcraft III, StarCraft II.
Os torneios são disputados também em diferentes formatos, como:
- Knock-out ou Torneio: disputas em chave com eliminação simples ou dupla.
- Formato suíço: as equipes são divididas em chaves e precisam vencer uma quantidade de partidas determinada.
- Round Robin ou liga: equipes jogam entre si e acumulam pontos ao longo do torneio.
- Escalada: formato utilizado nas fases finais de torneios. O foco está nas equipes que conseguiram melhores colocações nas fases anteriores.